quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser






Você sabia que quando ensinamos, é quando mais aprendemos? Conheça a pirâmide de aprendizagem de William Glasser.


O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe .

Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo .

Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.

Esta é a pirâmide de aprendizagem:



Fonte: Professora Coruja 

Segundo a teoria nós aprendemos: 


· 10% quando lemos; 

· 20% quando ouvimos; 

· 30% quando observamos; 

· 50% quando vemos e ouvimos; 

· 70% quando discutimos com outros; 

· 80% quando fazemos; 

· 95% quando ensinamos aos outros. 

A teoria de William Glasser vem amplamente sendo divulgada e aplicada para professores e pedagogos mundo afora, é uma das muitas teorias de educação existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar, é aprender! 

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário